O black metal é um estilo que inovou muito na última década e se distanciou dos seus primórdios com bandas como Venon, Celtic Frost e Bathory. Atualmente os grupos capricham muito mais nas letras, na produção do cd, na arte das capas e principalmente em sua musica.
É justamente no campo da música que os húngaros do Sear Bliss chamaram atenção do mundo para a cena black metal do seu país. Fugiram do estereótipo de “mais uma banda satânica”, investiram em letras abordando o folclore da Hungria. Além disso, o black metal sinfônico do grupo tornou-se ímpar quando optaram por usar um instrumento bem inusitado no estilo: o trombone.
A história dessa banda começou a ser escrita quando András Nagy (vocal/baixo) juntou um grupo de amigos para a primeira formação da banda, isso por volta de 1993. No ano seguinte já com uma formação quase estabilizada e a inclusão de Gergely Szücs como trompetista começaram os trabalho para o que viria a ser a demo “The Pagan Winter”.
Como na maioria das bandas que estão começando, sustentar uma formação definitiva é algo complicado e com o Sear Bliss não foi diferente. Finalmente em 1995 o grupo consegue gravar sua primeira demo “The Pagan Winter”. O trabalho rendeu diversos reviews positivos para o grupo, além da primeira apresentação ao vivo em Budapeste.
Depois de vender mais de 800 cópias da demo era inevitável que a banda conseguiria seu primeiro contrato com uma gravadora. E foi o que aconteceu quando o grupo assinou com a Two Moons Records. Esse contrato foi para gravar três álbuns.
Em janeiro de 1996 saí o primeiro trabalho de estúdio da banda, com o título de “Phantom”, esse nome foi mudado pela gravadora para Phantoms e lançado em agosto. O reconhecimento pelo trabalho do Sear Bliss torna-se evidente quando diversas musicas do álbum saem em compilações pela Europa.
A demo “Pagan Winter” é lançada como álbum em 1997 com um bônus, a faixa inédita “In the Shadow of Another World” e o grupo excursiona com pela Europa com o Marduk. Em maio do mesmo ano mais baixas na formação da banda acontecem. Dois integrantes são convidados a sair do grupo e para seus lugares foram recrutados Zoltán Schönberger (bateria) e Viktor Scheer (guitarra).
Sem perda de tempo começam a trabalhar no próximo álbum. Em agosto do mesmo ano “The Haunting” (1997) é gravado, mas um fato inusitado ocorre, o disco foi mixado sem o grupo ficar sabendo, o que desapontou muito o restante da banda.
Nos dois anos seguintes, 1998 e 1999 o Sear Bliss tentou sem sucesso sair em turnê com alguns grupos grandes, entre eles o Ancient, mas não teve êxito, já que compromissos de estúdio dessas bandas não possibilitaram a realização dos shows.
No início de 1999 o grupo abandona a gravadora Mascot Records e durante a segunda metade de 1999 uma leva de gente deixa a banda, a começar pelo guitarrista Viktor Scheer, em seguida Gergely Szücs (trompete) e János Barbarics (guitarra), esses dois últimos saem devido a outros compromissos pessoais.
Sem gravadora e com a formação totalmente desestabilizada, o fundador do grupo não desiste, o próprio assume a guitarra, mais tarde András Horváth se junta ao grupo como segundo guitarrista. Um novo tecladista é contratado Attila Török e um trompetista, Róbert Pintér.
Com a casa um pouco mais organizada, a banda grava duas novas músicas no início de 2000. Ainda conseguem realizar uma pequena tour pela Europa. Pouco tempo depois assinam contrato para um álbum com o selo Nephilim Records.
Em 2001 gravam o quarto álbum Grand Destiny (2001). Os integrantes da banda participam de alguns projetos interessantes durante esse ano como, por exemplo "The Beggar´s Opera". Em agosto do mesmo ano começam os trabalhos para o quinto álbum. E no final de 2001 a boa notícia, a banda assina um contrato para três álbuns com o selo americano Red Stream.
E já estava tudo pronto para o quinto trabalho do grupo ser lançado. E foi justamente o que aconteceu em março de 2002, quando soltam “Forsaken Symphony” (2002). E parece que a união com a Red Stream foi um bom negócio. A gravadora re-lançou o álbum anterior Grand Destiny (2001).
Além do novo álbum a banda faz uma apresentação com o grupo teatral Illyés Gyula e fazem a performance de "The Beggar´s Opera" em Budapeste no teatro Thália um dos mais famosos da cidade, todo esse esforço foi recompensado com um grande sucesso.
No final do mesmo ano o Sear Bliss faz uma pequena tour pela Europa ao lado do Skyforger, Grief of Emerald, Obtest e Bestial Mockery.
O Sear Bliss tirou o ano de 2003 para shows entre as diversas apresentações que o grupo fez, destaca-se os shows feitos com o Marduk, Immolation, Malevolent Creation e Mortiis em Budapest
No final de 2003 a banda entrou em estúdio para gravar seu sexto trabalho que foi lançado no ano seguinte. Em meados de 2004 “Glory and Perdition” chega às lojas. Esse talvez seja o melhor trabalho da banda até o momento, justificando as críticas positivas que esse álbum vem recebendo pelo mundo.
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